ALMEIDA, Maria Elizabeht de. Informática e a formação de professores. Ministério da Educação: Estação Palavra. 123 p.
Educar é preparar o individuo para a vida em sociedade, é permitir que o mesmo construa seu próprio conhecimento. E diante desse contexto de transformação e de novas exigências em relação ao aprender, ao mercado de trabalho, aos avanços tecnológicos e ao processo de globalização, é necessário que os professores procurem se adequar a essas mudanças.
Isso não diz respeito simplesmente à adoção de métodos diversificados, mas sim à atitude diante doconhecimento e da aprendizagem, bem como a uma nova concepção de homem, de mundo,desociedade. Isto implica que o professor terá papéis diferentes a desempenhar, o que torna necessáriosnovos modos de formação que possam prepará-lo para o uso pedagógico do computador. Assim comopara refletir sobre a sua prática e durante a sua prática, acerca do desenvolvimento, da aprendizagem e de seu papel enquanto agentetransformador de si mesmo.
Estamos em um momento em que a disseminação do computador na Educação atingiu larga escala. Mas o impacto das mudanças que poderia provocar aindanão ocorreu por completo, ainda falta muito para que esse projeto alcance a todos.
Uma das formas é o emprego do computador como ferramenta na escola, e nessa abordagem, o aluno será estimulado a estabelecer conexões entre o novo conhecimento em construção e outros conceitos de seu domínio, empregando para tal a sua intuição. Isto significa que não éo professor quem traz exemplos de seu universo de significações para que os alunos estabeleçam suas conexões a partir deles. O aluno emprega seus próprios conhecimentos, sua forma de ver o mundo, evai estabelecendo conexões e construindo novos relacionamentos entre os conhecimentos anteriormenteadquiridos, ou mesmo construindo novos conhecimentos de maneira intuitiva e natural, e assim vai se adequando a essa nova realidade tecnológica educacional com a qual o aluno poderá resolver problemas significativos.
Por exemplo, através do uso deaplicativos como processador de texto, planilha eletrônica, gerenciador de banco de dados, ou mesmode uma linguagem de programação que favoreça sua vida profissional. Isto é, que propicie ao alunoa construção de conhecimentos a partir de suas próprias ações (físicas ou mentais). O aluno podeainda fazer uso de outros recursos disponíveis, tais como redes de comunicação a distância ou sistemade autoria, para construir conhecimento de forma cooperativa ou para a busca de informações.
Nessa abordagem o computador não é o detentor do conhecimento, mas uma ferramenta usada peloaluno e pelo professor, que lhe permitira a busca de informações.
Pensando nisso o Ministério de Educação juntamente com Secretaria da Educação a Distancina patrocinou um projeto, denominado Educom (1985-1991) destinado ao desenvolvimento de pesquisas e metodologias sobre o uso do computador como recurso pedagógico, do qual participavam cinco universidades públicas brasileiras.
Em seguida, o MEC adotou uma política que visava implantar em cada Estado um Centro de Informática na Educação (CIED). Para possibilitar o funcionamento de tais centros, era necessário preparar professores para utilizar a informática na Educação, e ainda para atuar como multiplicadores do processo de formação de outros professores em suas instituições de origem.
Então finalizo parabenizando o MEC por essa tão louvável inciativa, pois diante da modernização que estamos vivendo hoje é muito importante que os nossos professores estejam preparados para então contribuir com a formação dos nossas crianças, que serão o cidadão de amanhã e precisam estar bem preparadas para adentrar ao mercado de trabalho e exercer seu papel na sociedade
Nenhum comentário:
Postar um comentário